A Valicom EIM é a empresa criada no âmbito do projeto da Rede Comunitária do Vale do Lima, num modelo de Parceria Público-Privada entre os Municípios do Vale do Lima (Arcos de Valdevez, Caminha, Ponte da Barca, Ponte de Lima e Viana do Castelo) e Esposende, a dst e a CellCraft.

Com a designação social VALICOM, GESTÃO DE INFRAESTRUTURAS E TELECOMUNICAÇÕES EIM, tem sede na Rua Passos, Guilhadeses, 4970-786 Arcos de Valdevez e está registada na Conservatória de Registo Comercial de Viana do Castelo com o número de pessoa coletiva 508 515 564.

A Valicom é uma empresa intermunicipal (E.I.M.), detida em 51% por uma associação de municípios abrangendo seis concelhos do Minho e o restante capital subscrito, quase que na íntegra, pelo grupo dst, em especial através da sua subsidiária destinada ao sector das telecomunicações: dstelecom, S.A.

O conceito que a Valicom adotou é o de um “operador de operadores”, disponibilizando oferta grossista aos operadores de comunicações eletrónicas devidamente registados para operar em Portugal.

Simultaneamente, e no âmbito do concurso público que deu origem à constituição da Valicom, estava contemplada a celebração de acordo diferenciado com os promotores (municípios e outras entidades com papel relevante na região) deste projeto cofinanciado; acordo este que consistia na constituição de uma Rede Privada, a qual designamos por Rede Privada Valicom, sobre a qual são disponibilizados serviços de Conetividade Ethernet e Fibra Ótica a um grupo restrito de entidades.

Desta forma, a Valicom não presta serviços de comunicações eletrónicas acessíveis ao público em geral.